Rádio CN Agitos - A Melhor rádio da Net

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

COMO TRATAR UMA CADEIRANTE

Na sociedade conta muitas vezes com outras limitações, como o preconceito, a falta de oportunidades. Pois em plena Inclusão Social, eu tenho que conviver com essas perguntas ainda existentes de pessoas as quais têm em mente, com quem usa cadeira de rodas, pensam que saímos de casa somente para passear, seja qual for o horário.

Escuto a seguinte pergunta: “Oi Jamilla, tá passeando?” Pode ser qualquer horário, gosto muito que me cumprimente, mas o correto seria um bom dia, uma boa tarde ou simplesmente: Perguntar se estou bem. Por que passear pra mim é ir a uma praça a tardinha ou algum evento.

A pessoa que está em uma cadeira de rodas não será uma criança para sempre, muitas vezes me trata assim. Temos todas as fases como de um cidadão andante, trate-a com mesma consideração, respeito que você usa com as demais pessoas. Minha mãe está sempre comigo por ter muito cuidado e por motivo da falta de segurança no trânsito também por causa da minha dificuldade de comunicação. Então acompanho nas compras, pois tenho direitos de escolhas e sou capaz de tomar decisões.

Cito alguns exemplos como devemos ser cumprimentado:

Ao falar com alguém que tem uma deficiência, fale diretamente com a pessoa, em vez de se dirigir ao acompanhante como se a pessoa não fosse capaz de responder;

Se estiver conversando com uma pessoa que tem dificuldade de fala seja bem paciente. Em vez de corrigir ou terminar a fala da pessoa, saiba esperar o ritmo dela. Se possível, opte por perguntas que exigem respostas curtas ou um aceno de cabeça;

Fale em um tom de voz normal por que apenas  uso uma cadeira e não quer dizer que afeta minha audição.

O mundo seria um lugar melhor se as pessoas se perguntassem com mais frequência: E SE FOSSE COMIGO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato e deixar seu comentário.