Rádio CN Agitos - A Melhor rádio da Net

quarta-feira, 7 de março de 2018

Mensagem à Turma de Letras Português EAD/UFRN


  Mensagem a Turma de Letras Português 2017.2

           Ao escrever essa homenagem, foi passando um filme em minha cabeça. Apesar das minhas dificuldades isso não foi desculpa ou obstáculo para realizar meus sonhos. Desde muito cedo senti na pele os desafios que a vida me empós, mas venho conquistando, com muita perseverança cada um deles. Sempre afirmo que Deus foi maravilhoso comigo mesmo antes da minha vinda ao mundo por ter me enviado para minha mãe que é tudo em minha vida se hoje eu estou aqui contando um pouco sobre mim, é ela quem me ensina a jamais desistir dos meus sonhos mesmo com as minhas “limitações” finalmente consegui ser aprovada no curso de letras português (EAD), não posso deixar de ressaltar um dos meus orgulhos que sempre estudei na Rede Pública.
         Há quatro anos numa turma de letras português EAD Modalidade à Distância na Universidade Federal do Rio Grande Do Norte iniciava uma história, a nossa história! Hoje é o momento de agradecer a Deus por ter nos dado sabedoria para chegar ao final dessa caminhada de aprendizado e responsabilidade, ou será um recomeço em nossas vidas?! O primeiro momento mais lindo lembro-me como fosse hoje, ao entrar na UFRN na posição de aluna, ao lado da minha maravilhosa mãe, não esquecerei jamais. Outro momento marcante foi quando Edneide coordenadora do Polo me apresentou a nossa Tutora presencial Elba Alves, se existe amizade à primeira vista, então aconteceu entre nós. Com seu jeito elegante e educado, teve a iniciativa de me perguntar se eu teria como voltar para casa após a aula inaugural e ofereceu uma carona, foi a partir daí que nasceu uma linda amizade.
        Nossa expectativa era grande em conhecer as nossas Tutoras presencias, professores e Tutores que mesmos virtuais contribuíram para a nossa formação, colegas que aos poucos foram tornando amigos, companheiros das leituras, atividades. Formamos nossos grupos de estudos nas terças-feiras para discutirmos o assunto estudado em casa, dessa forma os nossos laços de amizades foi fortalecendo a cada grupo. Alguns se identificaram mais no início, outros durante e no término do curso, mas faz parte da convivência. Tivemos sorte em ter Tutoras presencias que nos ajudaram muito, Elba, Betânia e Rose que em dias de atividades, provas e trabalhos nos quais não foram poucos, mas, elas estavam sempre disponíveis a nos orientarmos. Como esquecer finais de semestres com festinhas, e aprontávamos surpresas em datas comemorativas, dia do professor! Ops! Dia da Tutora. Mas será quem aprontou tudo isso? Será eu e Geiza? Para quem disse sim, acertou! Sentiremos saudades de tudo isso, de: Fazer a matrícula, perguntar quais disciplinas vamos estudar neste semestre? Terá grupo de estudo hoje? Abrir o Moodle, da correria para estudar e fazer provas, em qual sala vamos fazer a prova? Abrir o Sigaa e ver a tão esperada nota, mas o importante era o aprendizado, preparar para a foto oficial. E assim, fizemos e deixamos nossa marca na Universidade. Apresar de nossa Tutora Betânia ter passado pouco tempo conosco, mas foi o suficiente para tornar especial  Com o passar do tempo, o carinho de aluna e Tutora foi crescendo, ela conquistou um lugar em meu coração não foi tia Elba?! E termos um carinho imenso de tia/sobrinha, mas era assim: Sobrinha e provas a parte a partir daí surgiu o olhar oblíquo de Capitu ou mesmo, hora de suar tudo isso eram momentos de provas mas tudo isso não me impedia de fazer o que foi preciso.  Momentos défices também fizeram parte dessa minha jornada, um deles foi a saída de Tia/Tutora Elba da Tutoria sendo um recomeço para mim, mas continuei firme pois sabia que não estava sozinha. Renovei minhas forças, mas, eu não teria continuado se não tivesse uma pessoa incrível, minha mãe esteve ao meu lado a todo tempo apoiando sendo minha base. Tinha dias que eu estava cansada e ela sempre me dando forças para conseguir chegar ao final, todos os dias eu escutava essa frase: “Jamilla você já estudou hoje?” “Estude!” Agradeço por ela ter chamado minha atenção quando foi necessário.  
           Finalizo essa mensagem agradecendo a Deus por ter dado tudo certo em minha vida e nesse momento, aos meus pais, minha família, professores e amigos por estarem ao meu lado e acreditaram na minha capacidade de aprender, a criar e recriar assim me fortalecendo para não desistir. Sinto orgulhosa por fazer parte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dessa forma me sentirei realizada em saber que todo meu esforço valeu a pena.
Determinação para mim é chegar a um ponto onde nem eu mesmo poderia acreditar…
Algum dia direi: 
“Não foi fácil, mas consegui”! 
Jamilla Macedo
Formanda
Letras UFRN 2017.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato e deixar seu comentário.